Wednesday 21 February 2018

Museu YSL em Marrocos


“Yves Saint Laurent e eu descobrimos Marrakech, em 1966, e aquela terra virou 
nossa segunda pátria.” Pierre Bergé 
 
No mundo dos logos este é um dos mundialmente conhecidos, tanto pela  dimensão e importância da moda, como pelo vida privada do seu criador, o próprio Yves Saint Laurent, um mestre que revolucionou completamente o fashion world na década de 60. Ele afirma que foi aquando do seu contacto com Marrocos, com a sensualidade de Marraquexe e nós queremos acreditar nisso porque  é impossível não ficar apaixonado por Marrocos, as  suas cores fortes e sensuais, a  sua cultura, a arquitetura, as  especiarias, os tapetes....Enfim, afirmo-vos é uma panóplia de sentimentos que se confundem assim que pisamos aquela terra e observamos tudo aquilo.

Nas próximas férias fazem-me companhia? Vamos dar um saltinho a Marrocos e conhecer o mundo de YSL e o seu recentemente inaugurado museu? :)

 Museu YSL ,  inaugurado em Junho de 2017


   
 


Olivier Marty e Karl Fournier do Studio KO, foram os arquitectos escolhidos para edificar a obra e  optaram por usar materiais como terracota, concreto, marmorite e pedras marroquinas na construção do edifício.
O resultado é uma construção cúbica composta de tijolos sobrepostos à vista e que evoca a textura de tecidos como a seda e a organza


Uma área de 400 metros  para a exposição permanente, que acolhe uma coleção de cinco mil peças de alta-costura e 15 mil acessórios de alta moda, além de milhares de croquis, fotografias e reportagens publicadas na imprensa, sobre o trabalho e a vida de YSL


Uma sala de 150 metros dedicada a mostras temporárias e um auditório que se transforma em teatro e cinema.


E um sonho de biblioteca, como não podia deixar de ser,  com mais de cinco mil livros raros e antigos de história, cultura, literatura e arte decorativa do Marrocos.

 


 Yves Saint Laurent


PS: Mesmo quem não esteja dentro do ramo tem que gostar desta arquitectura e da cor blush, ou não? 
♦♦ Feel free to share your thoughts on this article. To Find more inspiration for your house interior design go to our Pinterest boards, Facebook Page and Instagram.

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular Posts