Para alguns é uma forma acolhedora de terminar o dia, para outros é um relaxamento absoluto e para outros o assassino do amor, o que acham?
Sim ou Não à existência de televisão no quarto?
Analisamos as vantagens e as desvantagens.
Compromissos concebíveis
O quarto é um local de descanso e relaxamento onde o sono repousante deve ser uma prioridade absoluta. Por outro lado, muitas pessoas gostam de dormir no seu quarto com a televisão ligada ou de ver o noticiário da manhã directamente da cama. Contraditório?😖
Vantagens
Claro, ver um filme ou um episódio da sua série favorita na cama é óptimo e não parece haver muito a dizer contra. Quão acolhedor é isso, por favor? É também uma forma fácil de se livrar do stress e do ritmo agitado da vida quotidiana. Então tudo é fácil?
Desvantagens
Como qualquer dispositivo elétrico, a televisão emite radiação ionizante (palavra-chave: electrosmog). Embora isto seja muito baixo e, segundo os conhecimentos científicos actuais, não prejudicial à saúde, "os campos elétricos e magnéticos de baixa frequência (contudo) influenciam as próprias correntes eléctricas do corpo e afectam as células sensoriais, nervosas e musculares", adverte o Ministério da Protecção Climática, Ambiente, Agricultura, Natureza e Protecção do Consumidor .
Possíveis consequências: agitação interior, distúrbios do sono e da concentração.
Além disso, muitos dispositivos eléctricos - sejam smartphones, tablets ou televisores - emitem uma elevada proporção de luz azul. À primeira vista, isto não é um problema: a luz do dia e a luz do sol também contêm muito azul. O lado negativo: a luz azul impede o corpo humano de produzir a melatonina da hormona do sono; em vez disso, tem um efeito revitalizante, faz-nos acordar - e pode assim promover problemas ao adormecer ou ao dormir durante a noite.