Tuesday 8 June 2021

Eucalipto

Originalmente, a árvore do eucalipto vem da Austrália, por isso prefere principalmente temperaturas mais quentes. No entanto, existem também variedades à prova de geadas como os Eucalyptus gunnii "Azura", de modo que mesmo na Europa Central mais fria não só tem de ser cultivada como planta de interior, como também prospera em vasos no terraço e varanda ou directamente no jardim.

Em Espanha e Portugal, o eucalipto foi mesmo deliberadamente estabelecido como uma planta e agora forma ali florestas inteiras de eucalipto com árvores de 25-30 metros de altura. Estes gigantes ficam lindos com as suas folhas prateadas, azul-esverdeadas ondulando ao vento. A razão para o aumento da plantação é a matéria-prima que o eucalipto fornece para a produção de celulose e papel. No entanto, há negativos: Com as suas raízes a escavar 6 metros de profundidade no solo e a enorme procura de água destas árvores, o lençol freático está a afundar-se. Portanto, quando plantar na sua horta em casa, tenha em mente que o eucalipto é um enraizamento extremamente profundo.

Naturalmente, o eucalipto também tem muitas qualidades positivas. A característica especial do eucalipto é acima de tudo o seu aroma aromático e intenso. A maioria das pessoas estará familiarizada com o cheiro dos doces de eucalipto ou do óleo de eucalipto durante a estação fria. Os ingredientes perfumados têm um efeito desinfectante e são portanto utilizados na medicina herbal, especialmente para infecções semelhantes às da gripe. Mas também a madeira de eucalipto é popular e é utilizada para mobiliário ou pavimentos, dependendo da qualidade.

 


 

 Como devo plantar eucalipto?


O eucalipto prefere um local solarengo a semi-solar - seja no jardim, num vaso ou como uma planta de interior. O solo deve ser bem drenado, ligeiramente ácido e moderadamente húmido. Se um eucalipto for plantado num vaso, o solo especial para plantas em vaso é adequado como substrato. Escolha um recipiente alto por causa das longas raízes! E não se preocupe com a árvore do eucalipto que cresce até ao céu. Nas nossas latitudes, muitas vezes só se transforma num arbusto de eucalipto de vários metros de altura, no máximo.

Os cuidados certos com os eucaliptos

Regue regularmente os seus eucaliptos. Acima de tudo, evitar a seca severa e o alagamento, uma vez que estes causarão danos duradouros às raízes. Também se deve utilizar água com o mínimo de calcário possível, como água da chuva ou água filtrada, caso contrário o eucalipto poderia reagir com crescimento restrito.

Só precisa de fertilizar muito pouco a sua planta de eucalipto, uma vez que prefere solos pobres em nutrientes. O fertilizante de libertação lenta provou, portanto, ser o ideal.

Poda do eucalipto - as nossas dicas
Se desejar, pode podar os seus eucaliptos, que ele tolera bem:

A poda estimula novo crescimento e ramificação.
As plantas que tenham crescido demasiado podem assim ser trazidas de volta à altura desejada.
Também se pode cortar ramos individuais para colocar o eucalipto no vaso como decoração.


Comprar uma planta de eucalipto
Se quiser comprar um eucalipto, pode escolher principalmente entre as seguintes espécies:

Eucalyptus gunnii, árvore robusta com uma alta resistência à geada de -15 a -20 graus Celsius.
Eucalyptus citriodora delicia-se com um intenso cheiro a citrinos.
A Eucalyptus ficifolia é um verdadeiro apanhador de olhos com as suas flores vermelhas e arbustivas.
Tanto as flores como os frutos e as cabeças de sementes dos eucaliptos são muito impressionantes. São semelhantes a nozes e muito decorativas.

O eucalipto é resistente?
Entre as mais de 600 espécies, a maioria das plantas de eucalipto, infelizmente, não são rústicas. Apenas um punhado de espécies, tais como os Eucalyptus gunnii, podem tolerar a geada e são portanto adequados para utilização no jardim. Por conseguinte, é importante conhecer as características da variedade desejada ao comprar eucalipto ou concentrar-se imediatamente num eucalipto como planta doméstica. 

Decoração de eucalipto
Há já alguns anos que os ramos de eucalipto têm sido muito populares como decoração para vasos, coroas e arranjos florais. Por uma boa razão, eles decoram muitos ramos, quer como adição ou como rebentos individuais, porque a estrutura do ramo do eucalipto parece muito harmoniosa. A razão para isto é que as folhas no rebento crescem em direcções opostas, ou seja, enfrentamse umas às outras. A isto junta-se a elegante cor verde-azul das folhas, que se adapta a qualquer interior de sala de estar.
Com o eucalipto tem uma escolha: por um lado, pode colocá-lo recém-cortado num vaso com água - ele manter-se-á fresco durante semanas. Por outro lado, também pode ser colocado a seco. Continuará a ser um banquete para os olhos durante muito tempo.

Que efeito tem o eucalipto?
Os ingredientes do eucalipto, tais como óleos essenciais, taninos e substâncias amargas, são desinfectantes, anti-sépticos e também baixo açúcar no sangue. Acima de tudo, as folhas de eucalipto contêm o conhecido óleo de eucalipto, que é frequentemente utilizado em preparações para a tosse e o frio, tais como doces, pomadas ou cápsulas ou em produtos para inalação.  Já não é necessário fazer chá especial de eucalipto a partir das folhas.

O eucalipto é venenoso?
No sentido clássico, o eucalipto não é venenoso. No entanto, como sempre acontece com esta planta medicinal, uma concentração demasiado elevada dos ingredientes pode ter efeitos indesejáveis. Uma dose demasiado elevada de eucalipto leva, portanto, por exemplo, a irritação da pele em contacto directo. Se ingerido, leva a queixas gastrointestinais, tais como náuseas ou vómitos. 

 

DICA:

Para além das variedades exteriores de eucalipto como árvore para o jardim ou como planta interior, um único ramo de eucalipto com as suas folhas verde-azuladas prateadas faz também uma boa decoração nas quatro paredes da nossa casa. Especialmente no Outono ou no Advento, os ramos de eucalipto da grinalda estão a tornar-se cada vez mais populares.

Os galhos também são frequentemente amarrados numa coroa de eucalipto de uma só variedade - uma obrigação para os puristas! Não só tem bom aspecto, como também cheira maravilhosamente aromático, graças aos óleos essenciais. Para não ter de dar aos seus eucaliptos um corte radical, vários floristas e lojas online oferecem ramos de eucalipto para tais projectos de bricolage.


No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular Posts